terça-feira, 20 de junho de 2017

A Bile, o metabolismo de gorduras e outras coisinhas

Avelãs são boas fontes de gordura
Vou apresentar de forma simples esse fato interessante, sobre o processo de digestão de gorduras (ácidos graxos). É difícil sintetizar porque há tanto o que falar, acabo misturando os assuntos!!!

Basicamente, ingerimos a comida. Em seguida, glândulas gástricas entram em ação e no estômago acontece o início da emulsificação dessas gorduras.

No próximo passo, o pâncreas entra em ação com mais enzimas, e o fígado libera a bile. Nesse momento, o produto digerido já está no intestino delgado, e a emulsificação é realizada pelos sais biliares. E eis o momento mágico da absorção de nutrientes. Não é à toa que o intestino delgado é tão comprido, pois é de lá que acontece o envio das substâncias para o sistema linfático e sanguíneo. OK!! Mas o que a bile tem a ver com tudo isso?

Se a dieta é rica em carboidratos OU pobre em proteína, nosso organismo produzirá pouca bile. É como se o fígado entendesse que algo está errado então a vesícula vai economizar e não vai esvaziar adequadamente como deve acontecer. Logo, as gorduras permanecem como partículas grandes, não digeridas, e vão procurar aliados como CÁLCIO e FERRO, o que pode levar uma pessoa à anemia ou osteoporose. Geralmente associamos uma pessoa magrinha à anemia, mas veja como não é bem assim.

Essa diminuição da produção de bile afeta a absorção das vitaminas lipossolúveis (A,D, E e K). Quer dizer, que o corpo está comendo muita coisa à toa, as vitaminas citadas permanecem no corpo sem absorção, e é sabido que algumas não são eliminadas pela urina (como acontece com as hidrossolúveis), e aí você pode sofrer com o efeito tóxico por acumulação de vitaminas lipossolúveis que não foram absorvidas.

Por isso, não adianta cortar grupos alimentares em dietas para recuperar a saúde. As gorduras** também são necessárias!!

** azeite de oliva, óleo de coco (sem aquecer viu!!!). Abacate, coco natural, castanha do Pará, semente de girassol, linhaça, que vêm de brinde uma porção de minerais. Mas tudo tem que ser de pouquinho, sem exagero também né!.

Jogue no lixo: margarina, coisas compradas e que tem como ingrediente gordura hidrogenada (vilão master). A dobradinha gordura hidrogenada e glutamato monossódico então, um veneno que é vendido como pipoca de microondas, por exemplo.

Uma dieta saudável deve equilibrar o macronutrientes (proteínas, carboidratos*** e gorduras)

*** carboidratos: ameixa, aspargo, brócolis, couve, espinafre, frutas cítricas, kiwi etc etc etc
Porque o curioso é que quando falamos 'carboidratos' vem à mente cereais, pães, biscoitos, massas... esses sim devem ser ingeridos o mínimo possível, se quiser desfrutar de saúde :o)  A versão integral desses produtos é sempre melhor por conter fibras!!

Importante é lembrar que para nutrir, é necessário verificar como está nossa absorção, e esse processo acontece no intestino! Por isso mesmo é mandatório evitar laxantes de uso corriqueiro, pois eles alteram a mucosa intestinal.

O correto é manter tudo em dia ingerindo fibras*, que agem como uma grande vassoura, levando tudo o que é ruim para o devido lugar.

* fibra não é allbran, fibra de trigo etc, presta atenção!!. Fibra de qualidade e que seu corpo precisa está presente nas frutas (laranja com bagaço, pêssego etc), nos vegetais (quiabo, chuchu, abobrinha etc), e são esses elementos que devem ter prioridade quando se fala em recuperar a saúde, e consequentemente, emagrecer será inevitável, e vai obedecer o seu biotipo.

Sem falar na quantidade de antioxidantes que as frutas e verduras possuem, sendo assim estes os carboidratos do bem! Não tem paciência com as verduras? Faz sopa!! Mas não use caldo knorr e cia, por favor!


Referências:
Supersaúde (Efrain Olszewer)

Um comentário:

A Bile, o metabolismo de gorduras e outras coisinhas

Avelãs são boas fontes de gordura Vou apresentar de forma simples esse fato interessante, sobre o processo de digestão de gorduras (ácid...